Research-based Pedagogy, Physics Teaching, and the Preparation of High School Science Teachers in the United States of America
Professor Ramon Edgardo Lopez (Universidade do Texas, EUA)
Over the past few decades, much has been learned about what works in science classrooms to reduce better outcomes for students. The physics community has been particularly involved with this movement. In this talk I will provide some highlights of research in teaching and learning, and how it has been applied to physics classrooms. I will also discuss how the emphasis on research-based pedagogy has impacted the preparation of High School science teachers, as well as science standards, in the United States of America.
The Science of Space Weather
Professor Ramon Edgardo Lopez (Universidade do Texas, EUA)
As our technological civilization becomes more dependent of space technology, we become more vulnerable to changes in the space environment in which that technology functions. These environmental changes are known as “space weather.” In this talk I will discuss what drives space weather and how it affects human activities both in space and on the Earth. I will also discuss recent efforts to create physics-based numerical simulations of the magnetosphere to be used in forecasting space weather.
Levando a Leitura de Textos de Cientistas para a Escola
Cassiano Rezende Pagliarini (UFOP)
Pesquisas em ensino de física têm adotado diversas perspectivas sobre a inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Dentro desta discussão corrente na área sobre como tratar a inserção destes tópicos, bem como quais seriam os temas relevantes para tal nível de ensino, nesta palestra pretendemos discutir alguns resultados de uma investigação cujo objetivo foi contribuir com as pesquisas que visam inserir a FMC no EM dando destaque à física como uma produção cultural, ou seja, como um tipo de conhecimento que é parte integrante da cultura da humanidade, além da sua construção também estar associada a essa cultura. Apresentaremos os conteúdos envolvidos na elaboração de uma unidade de ensino que aborda, por meio de textos de cientistas, noções presentes nas primeiras formulações da física quântica na virada para o século XX, bem como o desenvolvimento e aplicação de atividades baseadas em leitura e mediadas pelo pesquisador/professor, tanto em termos dos objetivos de ensino quanto do referencial teórico-metodológico. Neste sentido, nossas análises buscaram uma compreensão dos sentidos produzidos pelos estudantes após tais atividades. De modo a exemplificarmos alguns resultados, abordaremos as produções de dois estudantes ao longo da unidade de ensino: uma estudante que produziu vários sentidos bastante próximos ao que eram nossas expectativas e um estudante que admitimos ter tido algumas dificuldades significativas.
Como é calculada a nota do ENEM?
Erica Castilho Rodrigues (UFOP)
Até o ano de 2009 a prova do ENEM era corrigida e elaborada com base na Teoria Clássica do Teste. Segundo essa abordagem, a habilidade do aluno é estimada pelo seu número de acertos no teste. Devido às limitações de uma prova de múltipla escolha, essa estimativa apresenta várias falhas, dentre elas o fato de não considerar o fato de o aluno ter a possibilidade de acertar o item ao acaso. A partir de 2009 o ENEM passou a ser elaborado e corrigido utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Essa abordagem tem como foco o item e estima a habilidade do aluno não apenas pelo seu número de acertos, mas considerando também sua coerência ao responder as questões. Dessa maneira, os itens terão pesos distintos, que irão depender do padrão de respostas dos candidatos. Isso é feito através de um modelo estatístico. Nessa palestra irei apresentar os aspectos básicos dessa modelagem e sua ideia intuitiva.
Laboratório Nacional de Luz Síncroton e Nanomateriais
Ingrid D. Barcelos (Laboratório Nacional de Luz Síncroton e Nanomateriais)
A luz, ou radiação, síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética de alto fluxo e alto brilho produzida quando partículas carregadas, aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz, têm sua trajetória desviada por campos magnéticos. A radiação síncrotron se estende por uma faixa ampla do espectro eletromagnético desde a luz infravermelha, passando pela radiação ultravioleta e chegando aos raios X. Seu amplo espectro permite aos pesquisadores utilizar os comprimentos de onda mais adequados para o experimento que desejam executar. Seu alto fluxo permite experimentos mais rápidos e seu alto brilho permite a investigação de detalhes cada vez menores dos materiais. Ainda, ela permite também acompanhar a evolução temporal de processos que ocorrem em frações de segundo. Essas características fazem das fontes de luz síncrotron equipamentos extremamente versáteis que permitem o estudo da matéria nas suas mais variadas formas e com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico, como física, química, engenharia dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, farmacologia, medicina, geologia e geofísica, agricultura, oceanografia, petróleo e gás, paleontologia e muitas outras
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. Com instalações abertas, o LNLS oferece uma infraestrutura extremamente sofisticada para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros. Síncrotrons têm sido também fundamentais no entendimento e desenvolvimento de materiais, bem como nas pesquisas de novos materiais.
Nesse contexto, nesta palestra irei apresentar um pouco da infraestrutura oferecida pelo LNLS para pesquisadores acadêmicos e industrias. Além do trabalho realizado na linha de Nanoespectroscopia de Infravermelho com nanomateriais.