Palestrantes

Ramon Edgardo Lopez

Professor da Universidade do Texas, Arlington (EUA) – Ramon E. Lopez received his B.S. in Physics in 1980 from the University of Illinois, and his Ph.D. in Space Physics in 1986 from Rice University.  He is currently a Professor in the Department of Physics at the University of Texas at Arlington (UTA) where he leads a research group that is working in both space physics and science education.  He is also a Co-Director for the UTA UTeach teacher preparation program.  His current research focuses solar wind-magnetosphere coupling and the role of visual and spatial cognition in science education.  Dr. Lopez is the author or co-author of over 120 peer-reviewed publications, as well as the popular science book “Storms from the Sun.”  Dr. Lopez is active in promoting high quality science education and diversity in science at all levels.  He has served as a consultant for school districts and state education agencies around the country, including the Texas Education Agency.  Most recently he was one of the Co-Chairs of the writing team that produced the Next Generation Science Standards.  He has also served on several scientific or education-related committees of the American Geophysical Union, the American Physical Society, the National Academy of Sciences, the American Association for the Advancement of Science, and he has served as a member of the Board of Directors of the Society of the Advancement of Chicanos and Native Americans in Science (SACNAS) and he is President of the National Society of Hispanic Physicists for 2018-2019.  Dr. Lopez has won numerous awards for his work in both space physics and science education.

Cassiano Rezende Pagliarini

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Física pela USP (2007), atuou como professor no ensino fundamental e médio (matemática e física) em escolas públicas e particulares (2007 a 2011), bem como no ensino superior (2013 em diante). É também licenciado em Física pela UNICAMP (2011), doutor em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2016) e realizou estágio Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – UNESP (Bauru). Atualmente, é docente do Departamento de Física da UFOP e atua na área de pesquisa em ensino de física, com interesse nos seguintes temas: história e filosofia das ciências, linguagem e discurso, cultura e epistemologia, ficção e divulgação científica, ensino de física moderna e contemporânea.

Erica Castilho Rodrigues

Graduou-se como Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2009. Iniciou no programa de Mestrado em Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais em 2010 concluindo-o em 2011. Em 2012, concluiu o Doutorado em Estatística pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatística Espacial, Avaliação Educacional, Teoria de Resposta ao Item. Atualmente é pesquisadora integrante do Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade Federal de Ouro Preto.

Adriana Madalena de Araújo Faria

Formada no curso técnico integrado de Edificações (2009) e graduação em Licenciatura em Física (2013), ambos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. Durante a graduação foi bolsista Cnpq em projetos de Iniciação cientifica na área de filmes finos poliméricos. Mestrado em Física de materiais (2016) pela Universidade Federal de Ouro Preto, bolsista Capes, com projeto ligado a produção de filmes de polianilina com nanoestruturas. Experiência como professora do ensino básico e superior em instituições de ensino Estadual e Federal. Área de atuação: Física, Física da Matéria Condensada e Ensino de Física.

Fernanda Luísa de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Preto(2017). Durante a graduação foi bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) na área de filmes finos. Mestranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Experiência como professora do ensino básico em instituição de ensino Estadual. Área de atuação: Física, Ensino de Física.

Ingrid David Barcelos

Pesquisadora na linha de Nano-espectroscopia de Infravermelho do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Atua na área experimental de Física da Matéria Condensada, com ênfase em óptica, óptica de campo próximo, efeitos de polaritons em heteroestruturas bidimensionais, metamateriais e nano espectroscopia de Infra vermelho. Possui graduação em Fisica pela UFMG: licenciatura (2008) e bacharelado (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Física pela mesma instituição, com doutorado sanduíche no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Realizou pós-doutorado pela UFMG com ênfase em óptica no estudo do acoplamento luz-matéria em sistemas éxcitons-plasmons, com tempo de trabalho no Advanced Photonics Lab, no CNRNANOTEC Institute of Nanotecnology (Italy) em colaboração com o Prof. Daniele Sanvito. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Instrumentação Específica de Uso Geral em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento de grafeno por CVD, estudo de propriedades estruturais em microtubos formados a partir de novos materiais bidimensionais. Tem experiência em micro e nano fabricação por litografia óptica, microscopia eletrônica de varredura (SEM), difração de raios X síncrotron, e nano espectroscopia de Infra vermelho síncroton.

Os comentários estão desativados.